Ecologia de comunidades na EEc Sta Bárbara
Community ecology at EEc Sta Bárbara


A equipe
The team

O projeto é coordenado por Marcio Martins, do Departamento de Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.
Também são membros da equipe o aluno de doutorado Bruno Ferreto Fiorillo (ESALQ-USP), o bolsista TT3 Henry Maciel, a candidata ao mestrado Nathany Biela e as alunas de iniciação científica Carolina Farhat (IB-USP) e Carolina Pereira (Unesp Botucatu). Além desses, há colaboradores esporádicos: a aluna de doutorado Gabriella Leal (ESALQ-USP), o graduando Rafael Menegucci. Também foram imprescindíveis na construção das linhas de armadilhas de queda os funcionários da EEc e um time de colaboradores da Unesp de Jaboticabal.

A foto abaixo mostra a equipe (Henry, Bruno, Gabriella e Nathany) empolgada, achando que a Pseudoboa nas mãos do Bruno é uma Rhachidelus. O pior é que o erro de identificação foi do orientador de todos eles...

p


Nathany (vestindo um modelito "campo") no açude do Josimar, prestes a fazer o que mais gosta: catar girinos!

n


Gabi e Nathany trabalhando duro, medindo um Physalaemus, e tentando saber se é centralis ou cuvieri. Ó, dúvida cruel!

g


Gabi e Nathany processando um anfíbio e Henry enterrado num balde, fazendo o trabalho sujo (a faxina).

g


A Carolzinha enfim conseguiu ver (e pegar na mão) um tatu!!! Olha a cara de felicidade dela!

c


Funcionários da EEcSB cavando os buracos para enterrar os baldes do pitfall.

c


Na foto a seguir, o Feliz (Carlos Abrahão, ICMBio), à direita, flagrado ao fingir que sabe cavar buracos de armadilhas. Note a delicadeza com que ele manuseia os cabos da boca-de-lobo. Os funcionários da EEcSB (à esquerda) tiveram uma enorme paciência!

f


Hora de descontração durante o trabalho duro da montagem das linhas de pitfall. Da esquerda para a direita: Nathany (comendo, para variar...), Ricardo (Lamparina), Giordano (Kpitche, com violão), Gabriel (Kuringa), Rufus (o cão bocejando), Henry (em modelito praia), Bruno (com a linda caneca que ganhou do orientador) e Carolzinha. No fundo, o super-Gol do Bruno, um valente.

e


Bruno fotografando sei lá o quê! Uma folha??? Parece até profissional!

f


Abaixo, um botânico visitante (Guilherme Antar, com o Henry à esquerda) curtindo a experiência herpetológica.

v


s


   

Copyright by Marcio Martins. Last changes: December 2015